quinta-feira, 23 de junho de 2011

Baladas para corações puros


Bandas indie tem uma mania cruel de lançar bons álbuns de estreia, virar notícia onipresente em blogs, jornais e revistas por uma semana, e lançar um segundo trabalho bem qualquer nota, e assim por diante até todo mundo perder o interesse. Alguns, felizmente, chegam do outro lado da margem do hype e continuam fazendo coisas boas, e melhores, e mais interessantes. É o caso do The Pains Of Being Pure At Heart, banda nova-iorquina que lançou seu primeiro álbum em 2009, e que nesse ano veio com o lindo e chorante "Belong", pelo qual estou apaixonada há meses.

Especialistas classificam a banda como shoegaze e noise-pop (oi) e colocam-na como um My Bloody Valentine dos nossos tempos. Eu, péssima pra definições e com pouca bagagem em MBV, ouso dizer que a sonoridade do The Pains abraça a melancolia dos Smiths com o lado dançante do Cure e a mão pesada do Smashing Pumpkins. Eu não poderia amar mais. Enxergo adolescentes melancólicos em seus quartos com luz baixa ouvindo e cantando junto, abraçados com um travesseiro fofo, desolados  com esse mundo injusto e com a menina que lhes quebrou o coração, tudo isso do jeito mais adorável e encantador possível.

Há meses que ouço o cd praticamente todos os dias, algo como um Momento The Pains Of Being Pure At Heart pra fazer meu dia melhor. Ouví-los é como entrar num universo intimista e inocente com cara de sonho, como se o mundo inteiro fosse fotografado com lomo e a vida fosse um filme da Sofia Coppola. "Anne With An E" é minha faixa favorita (por que será?), ao longo dela é como se mergulhássemos numa piscina rosa-antigo de melancolia enquanto o vocalista-que-eu-não-sei-o-nome sussurra os lindos versos finais.

"Let's go out tonight and do something that's wrong
'cuz I don't feel alright when disaster's gone
We'll call in sick tomorrow and shake 'til we can't speak
and know it won't get better, but still you wanna see
our bodies fall apart and lose the will to breathe
and fall asleep forever in perfect harmony
Anne with an E, you're everything to me"


14 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Anna ...

    Primeiramente há quanto tempo não comentava por aqui. Mas não poderia deixar de falar hoje, até por que ando ouvindo por aqui... gosto da musica deles é um misto do que vc falou e isso "pra quem gosta do estilo" encanta.

    e o vestibular menina como foi?

    beijo Anninha e até mais!!

    ResponderExcluir
  3. Nossa, adorei, bem legalzinho de ouvir! =D

    ResponderExcluir
  4. Anna, que saudades de aparecer por aqui e ler seus posts sempre tão legais :) Amei a dica, apesar de não fazer muito meu estilo, o som realmente transporta pra atmosfera que você descreveu e super parece com o que já notei que você gosta de ouvir ;) Beijo, flor!

    ResponderExcluir
  5. Essa é uma das minhas bandas favoritas do momento. Fiz até um postzinho sobre ela lá em abril.

    Conheci em Nova Iorque (em um show deles) e me apaixonei pelo som barulhento com voz baixinha... Bem anos 80!

    Eles tocarão em São Paulo em setembro e queria muito assisti-los ao vivo de novo, pena que o show será em uma quinta-feira :/ Aí, não dá para sair do Rio porque sexta eu trabalho.

    Enfim, torcer para eles tocarem por aqui em breve :)

    ResponderExcluir
  6. adoro essa banda! conheci pelo seriados skins sabe? toca uma música no episódio da grace da 5 temporada. Acho até q é essa primeira do video q vc postou XD e espero que as músicas continuem legais bjao!

    ResponderExcluir
  7. nunca fui muito de ouvir bandas indie, mas ultimamente tenho abraçado novos horizontes musicais, e vou ouvir essa. você tem um julgamento legal, vou confiar no seu gosto (:

    ResponderExcluir
  8. Sobre virar meme os fetiches que temos pelos homens eu apoio. Nossa, fiquei impressionada nos comentários que até estou me considerando uma mulher normal e em relação a isso. haha
    É verdade acho uma pena a maioria das bandas indies estouram do nada e somem mais rápido do que apareceram. Como de praxe eu não conhecia a banda, porque afinal eu sou muito lerda quando o assunto é me atualizar em música. A primeira música eu achei uma levada meio anos 80. E escutei a segunda música para eu chegar alguma conclusão se eu gostei ou não. Mas estou aidna na dúvida. Acho que vou procurar mais músicas deles.

    ResponderExcluir
  9. Sério, da onde vc tira essas bandas? Haha! Nunca tinha ouvido falar, mas escutei agora um trechinho e parece bem interessante! Ainda não cheguei a uma conclusão sobre o som, não sei se faz muito meu tipo, mas darei uma chance e vou baixar o álbum deles. ;)

    ResponderExcluir
  10. To conhecendo um pouco mais dessa banda depois de voce falar tao bem. Ainda nao tinha ouvido falar.
    Bjitos!

    ResponderExcluir
  11. Espero que leia meu comentário!
    Olha o que achei no submarino http://www.submarino.com.br/produto/6/1447535/dvd+audrey+hepburn+dvd+collection-+triplo
    Logo lembrei de você que sempre comente sobre Audrey Hepburn !

    ResponderExcluir
  12. Anna, você tem um poder de convencimento que beira ao nível do insuportável.
    Vou baixar.

    ResponderExcluir
  13. Você sempre com ótimas sugestões.

    Não conheço a banda, e isso não me impressiona, a pasta de Músicas do Meu Computador não é aberta fazem algumas semanas e não lembro a última vez que ouvi rádio ou algum CD. Não me orgulho nada disso.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  14. Adorei as músicas!!! Fico pensando aqui que desespero que é tentar fazer uma mixtape para a futura editora da Rolling Stone. Medo de errar, ou de você já ter a música!!!! rs

    ResponderExcluir