terça-feira, 12 de junho de 2012

Ai de mim que sou romântica! - parte 3

Parte 1 - Parte 2


Dia dos namorados e cá estou eu mais um ano sem ganhar presente. Não é uma reclamação, apenas uma constatação, porque hoje eu acordei bem-humorada. Gripada, mas feliz. Fazendo trabalho, morrendo de sono, mas ouvindo músicas bonitas e em paz comigo mesma. Aliás, acordei brega, achando o amor bonito. E, movida por esse espírito, parei para pensar sobre declarações de amor e demonstrações de afeto. 

Eu não sou o que se pode chamar de pessoa tradicional. Explico: acho essa coisa de dar flores para a mulher amada uma coisa meio besta. Se forem vermelhas então, jogo no triturador. Flor é uma coisa muito clichê, de gente sem criatividade. Se forem rosas, vermelhas ainda por cima, pensarei que além de óbvio o cara não se deu o trabalho de descobrir minhas flores preferidas (margaridas brancas, viu Querido Namorado Que Não Tenho?). Flor só funciona se for de surpresa, naquele dia sem nada especial ou diferente, que você passou na porta de uma floricultura e quis fazer um agrado ou então que viu um jardim e achou ali flores tão absurdamente bonitas que teve que roubar e dar pra menina que chega a mudar de calçada quando aparece uma flor. Em data especial, se for pra ser clichê, que me dê chocolates ou um solitário da Tiffany, tenha dó!

Quanto a pedidos de casamento, tenho um certo receio dessas coisas criativas que andam tão na moda por aí. Eu não queria que meu pedido de casamento virasse hit no Youtube. Acho deselegante. Aquele clichê de levar a menina pra jantar, pegar na mãozinha, ajoelhar no restaurante e tirar a caixinha com o anel do bolso é tão batida que chega a ser bonita. Mais legal ainda se os dois começarem a rir, porque é tão óbvio e evidente e cafona, ou então a chorar, a la Monica e Chandler, porque apesar de óbvio, ambos queriam tanto aquilo que não dá pra fugir do tradicional. Acho bonitinho também aquela coisa de colocar o anel num lugar inesperado, como na taça ou dentro de um doce, mas tenho certeza que engoliria o bendito por engano, e ai meu Deus que romântico, só que não, ser pedida em casamento logo depois de uma lavagem estomacal. Sobre flashmobs eu poderia até dizer que sempre achei cafonérrimo (por favor, né), mas chorei vendo aquele organizado pelo Fantástico. O que eu acho legal mesmo é quando é espontâneo. Os dois ali almoçando China In Box na frente da tv num domingo de chuva quando o bendito olha pra bonita e pergunta se ela aceita se casar com ele, e logo depois pede que lhe passe um guardanapo. Assim, de sopetão, ao melhor estilo "Hello, I love you" de se levar a vida.

O meu pedido favorito de todos os tempos, no entanto, é o de um casal de Anna Kariênina, livro que estou lendo e amando demais. Liévin ama Kitty há séculos, mas uma vez fora rejeitado por ela, que estava com o coração dividido. Os dois ficam sem se ver por anos até que um dia se reencontram num jantar, e em meio àquelas conversas formais e bestas típicas de um evento de família tradicional russa do século XIX, Liévin descobre que ainda gosta dela e, ela, que agora o ama a valer. Então, de repente não mais que de repente, ele escreve com giz numa mesa de jogo de cartas apenas as primeiras letras de cada palavra de uma frase que quer saber se, daquela vez que fora rejeitado, era definitivo ou apenas no momento. Ela bate o olho e entende, e lhe olha fixamente como que para mostrar que entendeu, e ele, não acreditando que havia sido compreendido tão rapidamente, lhe mostra uma letra aleatória e lhe pergunta o que significa, e ela diz a coisa certa. Kitty escreve outra coisa, também apenas com iniciais, e a comunicação dos dois se estabelece dessa forma, com iniciais e olhares que dizem tudo, e ao final, ele tendo certeza de tudo e todo o amor e ela também, Kitty apenas diz que falará com os pais dela naquela noite e está feito. 

Preciso dizer que suei frio junto com os personagens?

E como não poderia deixar de ser, meu estilo de declaração de amor favorito é aquele que vem escrito, cheio de palavras. No entanto, tenho pavor de clichês. Essa papagaiada que as pessoas tiram de sites bregas e que, de certa forma, se encaixam com qualquer história banal não serve pra mim. Se o cara me ama e está disposto a usar das palavras, essas coisas bonitas, para demonstrá-lo, que faça direito. Que gaste um tempo. Que perca o sono, mas fale direito. É por isso que sempre direi que Vinícius, meu Poetinha lindo, foi o homem que mais sabia falar e amar uma mulher por meio das palavras. Olha só que estou colocando-o na frente de Chiquérrimo, muso absoluto deste blog. Vinícius casou-se nove vezes e só imagino a quantidade de coisas que deve ter escrito à cada esposa - isso sem falar das ocasionais peguetes. Ainda assim, cada texto, poema, declaração e nota de rodapé nunca se parece com outro, nunca tem seu destinatário compartilhado. É dele, claro, a minha declaração de amor favorita de todos os tempos, a crônica Para Uma Menina Com Uma Flor. 

Desde o título percebe-se que aquelas palavras não são para mais uma ou qualquer uma, mas sim para uma só, para uma menina com uma flor. E o que isso significa, ou seja, ser uma menina com uma flor, tenho certeza que só os dois sabem. Ela é uma menina que acorda tarde, tem um ar recuado e gosta de brigadeiro. Adora purê de batata e tem medo de ver a Cara na Vidraça, que quando eles se conheceram procurava descobrir com qual cor de camisa ele sairia para que ela se vestisse parecido. A crônica é linda porque é toda pessoal e cheia de detalhes, e eu sou uma pessoa absurdamente ligada em detalhes e coisas pequenas que ninguém repara, e me sinto muito mal por saber que quase ninguém nota meus detalhes. Quando o House diz que trocando presentes a gente descobre o quanto os outros não te conhecem é porque só sabe dar bons presentes aqueles que reparam nos outros. Amar alguém é conhecer a pessoa nos detalhes mais insignificantes, porque, na verdade, são eles que constroem a essência da pessoa. É por isso que sou apaixonada pela forma como Vinícius é apaixonado por todas as nuances da personalidade dessa sortuda menina com uma flor e é por isso que tudo que queria na vida é uma pessoa que goste de mim dessa forma completa e que me chame não de menina com uma flor, mas de menina qualquer coisa que fosse minha e de ninguém mais.

"E porque eu me levanto para recolher você no meu abraço, e o mato à nossa volta se faz murmuroso e se enche de vaga-lumes enquanto a noite desce com seus segredos, suas mortes, seus espantos — eu sei, ah, eu sei que o meu amor por você é feito de  todos os amores que eu já tive, e você é a filha dileta de todas as mulheres que eu amei; e que todas as mulheres que eu amei, como tristes estátuas ao longo da aleia de um jardim noturno, foram passando você de mão em mão, de mão em mão até mim, cuspindo no seu rosto e enfeitando a sua fronte de grinaldas; foram passando você até mim entre cantos, súplicas e vociferações — porque você é linda, porque você é meiga e sobretudo porque você é uma menina com uma flor."


Vinícius de Moraes

13 comentários:

  1. Eu também tenho uma ideia bem simples sobre declarações e surpresas e etc. Quanto mais fora do clichê, melhor. Se bem que, o amor em si é um baita clichê, então fica difícil fugir dele.

    Ainda não li essa crônica do Vivi (somos íntimos, só que não). Mas vou ler por esses dias :) preciso de um verdadeiro poeta na rotina!

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. "Essa papagaiada que as pessoas tiram de sites bregas e que, de certa forma, se encaixam com qualquer história banal não serve pra mim ".

    Anna isso foi perfeito.Grande parte das declarações via redes sociais são famosos clichês...
    Acho o fim do mundo copiar e colar "palavrinhas de amor" e utilizá-as como declarações,por conta disso já fui chamada de chata e insensível.

    OBS:Gostei de tudo isso no mesmo post: Monica e Chandler,House,The Doors:)

    ResponderExcluir
  4. Maravilhoso de lindo, Anna! Também acho que flores devem ser dadas ao acaso, e jamais rosas vermelhas, mas sim, margaridas brancas, que pelo que posso perceber, são o hit parade do momento. São as preferidas da Clara, são as minhas, são as suas.. Ninguém mandou serem tão lindas, as tais margaridas!
    Quanto às declarações de amor, sou 101% clichê, cara. Esses vídeos de youtube com pedidos de casamento e flashmobs por aí, me dão raiva ao invés de me emocionar! Isso lá é jeito de pedir em casamento? Eu sou brega. Brega daquelas que quer se distrair e virar de costas, e quanto olhar de volta, dar de cara com o moço parado com a caixinha da aliança aberta na minha direção.
    Minha declaração favorita é a de Clara e Edu em coração de Estudante, e isso vocês já estão todas carecas de saber. Mas, ah, com certeza, a declaração favorita da minha vida vai ser a que eu ouvir. Porque eu vou. E antes do dia 12 de junho do ano que vem.
    E tenho dito!
    Beijos!!

    ResponderExcluir
  5. Primeira coisa que preciso comentar: O que cargas d'água você está fazendo solteira, Anna Vitória? Os caras de Uberlândia foram todos para um abrigo nuclear ou tá rolando uma epidemia de cegueira Saramagaica por aí? Esses homens me revoltam brutalmente, vou te contar. Mas certeza que você vai encontrar alguém que te chame de Uma Menina com um Pônei de Pelúcia, ou Uma Menina com um DVD do Woody Allen, ou qualquer outra coisa bem mais legal do que esses meus exemplos mequetrefes.

    Dito isso, vamos ao post. Meu problema com flores você já sabe. Mas a melhor declaração de amor já recebida por mim teve a ver com uma rosa. E vermelha. Mas foi espontâneo e não entra no clichê. Um dia desses te conto no skype ;) Mesmo assim, acho que me derreteria demais se recebesse um ramalhete - usando essa palavra pra irritar a Analu - de lírios.

    Também prefiro declarações escritas. E você falando disso me lembrou da carta que o Sid escreve pra Cassie... Sincera, apenas. Mas a minha favorita deve ser mesmo Monica & Chandler. GENTE. Eu choro tanto que depois as pessoas vem me perguntar se eu tô morrendo, hahaha.

    Sou meio chata com declarações públicas de afeto também, Annoca. Acho que a única que eu amo é uma bem simples de um brasileiro pedindo a mão da namorada na Torre Eiffel. Ele simplesmente a surpreende, se ajoelha e pede. E todo mundo bate palmas, o que é bem bonitinho. Ainda mais se formos considerar a fama de chatos dos franceses. Enfim, tem no YT, dá uma olhadinha depois.

    Beijo, Annokita!

    ResponderExcluir
  6. Lembrei que eu deveria ter escrito um texto para o dia dos namorados,mesmo que fosse só para dar a minha opinião sobre esse coisa toda. Mas,ao contrário,me escondi [o que eu faço de melhor],e só vim aparecer na internet agora.

    Na verdade, teve uma vez que ganhei uma rosa [não era do meu namorado].Coisa brega.Mas,curti.

    ResponderExcluir
  7. Adorei seu post!!!
    Até acho muitos desses pedidos de casamento que estão rolando pela internet fofinhos. Mas acho que gostaria que o meu fosse bem criativo, simples e com a nossa cara (to querendo muito né!?).
    Não gosto de ganhar flores, mas também acho super romântico meu marido chegar com um parzinho de rosas do nada em qualquer dia, só para demonstrar que lembrou de mim.
    Bom, acho que é isso.
    Beijos

    ResponderExcluir
  8. Anna, os pedidos clichês que você narrou me recordaram uma situação. Tive uma formatura de Ensino Médio junto com outra turma. Fizemos tudo em paralelo, com a vantagem de que os professores eram os mesmos. Entretanto, na hora do discurso da outra turma, todo mundo reparou no copia e cola de internet do garoto que, supostamente, "escreveu" o discurso. Na hora em que fui falar o meu, na frente da escola toda, recebi muitos aplausos e parabéns. Eu havia escrito o discurso, sem buscar inspiração em outros lugares que não fossem naqueles quatro anos de convivência com os meus colegas.
    Na vida, é necessária a espontaneidade, mais que tudo. Assim as coisas dão mais certo. Adoro o não-planejar.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  9. Nossa, sou muito assim! Eu acho super sem graça dar rosas vermelhas, ursinho e chocolate de presente no dia dos namorados. Realmente a pessoa não pensou em nada pra aquela pessoa que ela ama. Meu medo é que o meu futuro namorado que não conheço como você diz haaha, não me dê presentes legais, porqe eu amo dar presentes e de preferência que eu faça, e eu reparo muito nas pessoas, o que elas gostam e tal, se ele me der um presente desse eu vou ficar muito triste hahahaha. E eu amoooo Vinicius, eu sou apaixonada pelos textos dele. Se meu futuro namorado que eu não conheço me mandar um dele escrito de uma forma legal eu choro hahaha.
    Adorei o post, beijos!

    ResponderExcluir
  10. awn! quase traí meu querido Pessoa quando li essa cronica! haha e estamos aí, vivendo e esperando nossos moços com papel, caneta e muito amor exclusivo pra nós haha

    ResponderExcluir
  11. Toda vez que eu vejo um viral sobre um pedido de casamento eu só consigo pensar que o meu pedido vai ser completamente diferente. Até agora não encontrei nenhum que me emocionasse e, por mais que alguns tenham dado trabalho/custado muito dinheiro, não acho eles muito dignos. Eu sou super a favor de uma relação bem-humorada, acho isso fundamental, mas não consigo concordar com arruinar tudo metendo memes no meio ou uma música do Chris Brown... :facepalm:
    Ainda não faço ideia de como eu vou fazer e prefiro nem pensar a respeito. Acho que vai depender muito do momento e da pessoa com quem vou estar. Só penso que dá pra fugir do clichê (restaurante chique - garçons tocando violino - ajoelha - tira caixinha do bolso - mostra o anel), mas mantendo toda a simplicidade/solenidade que o momento pede.

    PS: Alguns posts seus me inspiram muito a escrever. Fantástico isso...

    ResponderExcluir
  12. Eu sou COMPLETAMENTE apaixonada pelos poemas românticos de Vinícius, completamente. Acho que se eu fosse da mesma época dele, morreria para conhecê-lo e receber um poema dedicado para mim. Na real, eu morreria por qualquer poema/música dedicados a mim, é um sonho infantil que eu carregarei eternamente. E... Jura que suas flores favoritas também são margaridas brancas? Ai que coisa linda!!! Se eu ganhasse um vaso de margaridas brancas num dia dos namorados não reclamaria nenhum pouco, por mais clichê que possa parecer... E sabe, na véspera do dia dos namorados eu disse pra minha màe que só queria ter um namorado pra poder ganhar um coração de chocolate num dia sem ser a páscoa, porque eu acho que por mais clichês que alguns presentes sejam, atrelados a um significado exclusivo da situação é completamente lindo e explicável.
    Enfim... Anninha linda, esse post foi lindo e maravilhoso e me deu vontade de escrever por dias sobre as desinências dos amores e relações amorosas.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  13. Ah!!! Esqueci de dizer que os melhores pedidos de casamento que já vi - fora aquele fofo do fantástico - foram os de Gilmore Girls. São tão toscos mas cheios de significados que é impossível não se encnatar! Adoro!

    ResponderExcluir