quarta-feira, 2 de abril de 2014

Sobre fones compartilhados na hora do recreio

Nostalgia é tipo pipoca: a gente pensa que vai passar uma hora, duas, um dia que seja lembrando dos good ol' days e quando cai a ficha já foi um balde inteiro, ou quase uma semana de filmes colegiais, pasta de fotos que não fuçamos há anos e as mesmas músicas de anos atrás no repeat. Desde que li Nada Dramática e escrevi o último post tenho convivido com essa vibe que não é exatamente saudosa, mas que deseja reviver um pouco de tudo que era, de tudo o que foi. Porque como dizia esse grande poeta do rock nacional, Dinho Ouro Preto: caralhoooooooooooooooooow tudo o que vai deixa o gosto, deixa as fotos, fica a memória, etc.

Pedi aos universitários alguma sugestão para a mixtape do mês (está mais para trimestre, mas ok) e a Larie me fez o favor de verbalizar uma ideia que estava na minha cabeça querendo nascer: músicas da época do colegial. Primeiro pensei em fazer uma com as trilhas dos meus filmes high school favoritos, mas depois achei mais legal fazer uma com as músicas que eu gostava naquela época. Andei vivendo uma quebra de paradigmas musicais ao perceber que as bandas que um dia foram minhas favoritas não tem mais feito minha cabeça como antes, e achei que seria um fechamento bacana contemplar todas elas e pensar que já teve um dia que eu não passava um dia sem ouvir o Ventura. 

Não sei se fazer uma mixtape é, de fato, uma arte, mas eu levo esse tipo de coisa bem a sério. Tão a sério que passei literalmente um dia inteiro envolvida nisso. O processo foi um pouco penoso porque minha parada musical particular era (e ainda é) bem esquizofrênica, e é um pouco complicado fazer uma playlist coesa quando se tenta contemplar a fazia oe oe oe eu sou mais indie que você com a fase em que eu descobri a MPB e todas as lembranças de coreografias pop nas matinês sub 18. No fim das contas acabei deixando o pop chiclete de lado, pra uma outra oportunidade. De resto, está tudo aí, da tríade sagrada de Beatles, Strokes e Los Hermanos a "I Can't Stay", que sempre será a minha música do Killers. Passo por Death Cab For Cutie, Cansei de Ser Sexy e Radiohead, e abro e fecho com Switchfoot, banda que foi tão significativa e importante na minha formação naqueles anos.

Enfim, curtam aí e vamos lembrar como era legal dividir o fone com o coleguinha na hora do recreio e sempre brigar pra decidir qual música ouvir. 



01 Hello hurricane (Switchfoot) (nunca vou superar rodopiar no refrão dessa música no show deles)
02 Keep your head (The Ting Tings) (hit master de fossa, vai entender)
03 Take me out (Franz Ferdinand) (cantando a plenos pulmões nos bons e velhos covers)
04 Under control (The Strokes) (não escuto Strokes como antes, mas eu amo tanto que até dói)
05 I can't stay (The Killers) (MINHA MÚSICAA)
06 Tears dry on their own (Amy Winehouse) (saudades)
07 Acorda amor (Chico Buarque) (não tem absolutamente nada a ver com as outras, mas Chico)
08 Foundations (Kate Nash) (tardes vendo MTV)
09 Retrato pra Iaiá (Los Hermanos) (Amarante, que saudade de você cantando pra mim)
10 My iron lung (Radiohead) (cinco anos desse maldito show e eu claramente não superei)
11 Photograph (Weezer) (Por que eu parei de ouvir Weezer mesmo?)
12 Plug in baby (Muse) (outro clássico das baladas cover)
13 Music is my hot hot sex (Cansei de Ser Sexy) (ele é fodão mas eu sei que eu sou também)
14 Take what you take (Lily Allen) (saudades)
15 Rome (Phoenix) (Por que eu parei de ouvir Phoenix mesmo?)
16 Photobooth (Death Cab For Cutie) (sempre quis escrever uma história inspirada nessa letra)
17 Get to Denmark (Mallu Magalhães) (primeira vez que fui barrada pelo juizado de menores)
18 Dear Prudence (The Beatles) (não tem absolutamente nada a ver com as outras, mas Beatles)
19 Gone (Switchfoot) (música da minha vida)

7 comentários:

  1. Hahahahahaha tô aqui lembrando que eu jamais poderia fazer um post desses porque me veio uma imagem mental: eu e minha amiga Isis atravessando o pátio ao som de Aviões do Forró HAHAHAHAHA

    Vou ouvir sua mixtape enquanto leio meu livrinho <3 Sdds das suas mixtapes!

    P.S: Estou com uma ideia para uma futura mixtape e gostaria de te chamar para bichar. Me chame no whats ou no facechat para mais informações =D

    ResponderExcluir
  2. Gente! Fones compartilhados na hora do recreio me lembrou de uma cena incrível do meu colegial. Minha amiga tinha uma música épica no Ipod dela, não sei se você já ouviu, também nem lembro direito como chama. Mas a batida era animadíssima e parte da letra dizia "Você e eu, baby, não somos nada além de mamíferos, portanto, vamos fazer o que eles fazem no Discovery Channel", e gente. ALTOS recreios brigando para quem ia ficar dividindo o fone com ela e escutando essa pérola. HAHAHA, que saudade.
    Essa sua fase colegial tá muito engraçada. E eu lembro de você vivendo ela. Meu Deus do céu. Estamos velhas. <3
    Te amo!

    ResponderExcluir
  3. Menina, a gente cantava ABBA todo dia! Faltou respeito e consideração, francamente.

    ResponderExcluir
  4. Antes de tudo: canalha. Eu nunca mais vou parar de cantar que claro que sim fui escoteira mirim direto da escola não não ia cheirar cola. E eu detestava essa música no ensino médio. Eu meio que odeio essa música até hoje.
    Você tá altamente contagiante na vibe nostalgia colegial. Nada Dramática fez um trabalho excelente e essa mixtape também. Por exemplo, Mallu Magalhães eike saudade do meu primeiro ano. Com certeza Tchubaruba foi a maior expressão do meu 2008.
    FOUNDATIONS AAAAAH AMO VOCÊ OBG
    Adolescência, sua maravilhosa, volta aqui.

    Ah, fiquei tão honrada quando o Comitê de Imprensa Simuna comentou no meu blog.
    Beijo <3

    ResponderExcluir
  5. Ah, nostalgia que bateu forte aqui, saudades das minhas amigas do colégio, de trocar músicas com elas, conhecer bandas novas com elas. Poxa vida! Adorei a mixtape. Geração MTV na tv aberta, nossa, bateu saudade total.

    Beijos, adorei o post.
    http://negavintage.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Só ouvia chico e beatles, mas CSS GENTE, PFVR, ESSA MÚSICA <3 <3 <3

    ResponderExcluir
  7. Eu sempre amo de paixão as tuas mixtapes. <3
    Não poderia fazer uma igual por motivos de já se passaram 6 anos do fim do meu ensino médio e eu não lembro de absolutamente nenhuma música que eu costumava ouvir. :(

    Ah! Para Analu: o nome dessa música é The Bad Touch e é da banda Bloodhound Gang. Sei porque eu: adorava. HAHAHAH
    Beijos! <3

    ResponderExcluir