sexta-feira, 5 de outubro de 2012

O incrível meme literário de um mês


Desde o início de outubro, pipocam pela blogosfera e pelo meu blogroll postagens referentes ao meme literário de um mês, idealizado pelo blog Happy Batatinha. Aparentemente o pagode rola uma vez ao ano e é uma lástima que só tenha chegado até mim em 2012, porque eu sou a maior arroz de festa da internet e adoro participar dessas coisas. No entanto, já tive um gostinho do desafio de postar todos os dias por um determinado período de tempo e percebi que a coisa não é pra mim. Não consegui nem 16 dias, vou conseguir um mês? Risos. Sem querer ficar de fora, resolvi bolar a minha própria configuração da proposta, e decidi que postarei toda semana, respondendo a sete perguntas por vez. Minha ideia inicial era fazer isso por meio de vídeos, mas já adianto que essa semana não vai rolar. Estou tendo problemas técnicos com meu iPhone e sua câmera quebra galho, e minha câmera oficial possui um áudio bem lixo, de modo que até o dia que eu criar vergonha e coragem para solucionar essas questões, vai escrito mesmo. Estão prontos?

01 - Que livro você está lendo? Sobre o que é? Você está gostando?

Comecei essa semana a ler Como Ficar Sozinho, do Jonathan Franzen. Conheci o escritor por causa de todo o furor em torno do seu Liberdade, que foi best-seller em vários países e ganhou do Guardian o adjetivo pouco significativo de romance do século. Li no início do ano e gostei demais e fiquei muito feliz quando a Companhia das Letras publicou seus outros livros - além desse que leio, As Correções e Tremor também foram lançados - acompanhando a vinda do escritor ao Brasil pra participar da Flip. Desnecessário dizer que fiquei magoada por ter perdido esse evento, né? Contudo, divago. Como Ficar Sozinho é um livro de ensaios maravilhoso, no qual Franzen discorre acerca de todos os seus incômodos e desconfortos do tempo em que vive, descendo a lenha na geração smartphone ao mesmo tempo que declara seu amor por seu Blackberry, compartilha cartas de amor antigas de seus pais e fala sobre seu amor pelos pássaros. Até agora meus favoritos foram "A dor não nos matará" e "Só liguei pra dizer eu te amo" - este último absolutamente sensacional. 


02 - Qual o último livro que leu e qual o próximo que lerá? Fale um pouco sobre eles.

O último livro que li foi Antes de Dormir, romance de estreia de S. J. Watson, típico livro que eu não colocaria a mão não fosse pela minha mãe super insistente que leu antes de mim e disse que queria muito saber minha opinião a respeito. Uma forma boa de resumi-lo seria dizer que ele funciona como aquele filme Como Se Fosse A Primeira Vez versão thriller. O livro conta a história de uma mulher que perdeu boa parte de sua memória e é incapaz de produzir novas lembranças, de modo que todos os dias ela acorda pensando que tem vinte e poucos anos, quando na verdade tem quase cinquenta. Orientada por um médico, ela começa a escrever seus dias num diário, de modo que talvez consiga descobrir mais sobre sua história sem ter que confiar cegamente naquilo que seu marido lhe conta e que ela tem motivos para duvidar se é mesmo verdade. É aquele típico livro que não inspira reflexões muito profundas sobre a alma humana ou nada do tipo, mas que te prende. Li em uma semana, apenas durante minhas horas obrigatórias no CFC. 

O próximo livro que pretendo ler é O Livro Amarelo do Terminal, da Vanessa Bárbara. Comecei a lê-lo antes de Antes de Dormir ter caído no meu colo e tive que passar na frente porque era emprestado. Aí que semana passada ganhei o livro do Franzen e não consegui não começar a lê-lo logo de cara, deixando o livro amarelo de lado de novo. O que é uma pena e uma vergonha, porque os primeiros capítulos que li foram ótimos. O livro é, na verdade, o TCC que a Vanessa Bárbara fez no curso de Jornalismo, e fala sobre o terminal rodoviário do Tietê. Um misto de reportagem com estudo antropológico, muito bacana. 


03 - Como você escolhe seus livros? Por autor? Por indicação? Por sinopse? Fale sobre isso

Na maioria esmagadora das vezes escolho os livros que vou ler por indicação, seja de amigos, família, blogs, jornais, revistas, etc. Também procuro ler coisas dos autores que já conheço e gosto. O Franzen, por exemplo. Li Liberdade porque tive várias indicações e agora quero ler toda a sua bibliografia. Não sou do tipo que começa a ler um livro totalmente aleatório só porque curtiu o nome ou algo assim, e nunca comprei um livro que me interessou ali na hora, sem saber nada mais sobre ele. Aliás, concluí isso recentemente e decidi que um dia me entregarei à missão de comprar um livro por conta da primeira impressão que ele causar em mim. Botei a mão, achei bonito, gostei da orelha, levei. Vamos acompanhar. 

04 - Você costuma ler livros só por que estão em voga? Você é do tipo que lê o que todo mundo está lendo ou segue seu próprio estilo de leitura?

Nem um, nem outro. Eu não tenho nenhum apego especial com best-sellers, mas não os desprezo simplesmente porque todo mundo está lendo. Se a história me interessa e se eu vi pessoas cujo gosto eu me identifico e respeito falarem bem sobre, leio; do contrário, ignoro. Um exemplo: A Culpa É Das Estrelas. O buzz em torno desse livro me enlouqueceu, e cheguei num estado tal de obsessão que parei de ler as coisas que encontrava a respeito dele porque era insuportável demais ver todo mundo falando a respeito sem que eu tivesse lido. Outro exemplo? Livros do Nicholas Sparks. Estão sempre entre os mais vendidos, todo mundo já leu algum e eu não tenho menor curiosidade. Nem se for pra ler e falar mal.

05 - Você costuma ler graphic novels e/ou gibis? Gosta? Não gosta? Tem algum que seja favorito?

Já li alguns, mas não é hábito. Comprei esse ano minha primeira graphic novel de verdade, Palestina, do Joe Sacco, mas ainda não encontrei o momento oportuno pra ler. De resto, sou fã da Mafalda, do Calvin e, claro, da Turma da Mônica. Tenho muita vontade de ler mais coisas no estilo, principalmente Scott Pilgrim, Ghost World e algumas coisas do Neil Gaiman, além dos gibis de super-heróis, que morro de vontade de conhecer, mas nunca sei por onde começar. Alguém tem uma dica? rs

06 - Um livro que todos deveriam ler ao menos uma vez.

Cairei num clichê necessário, eu sei, mas gente, todo mundo deveria ler Dom Casmurro uma vez na vida. Ler e se deixar levar pelo livro, mergulhar naquelas palavras lindas e cheias de significado, e entender porque o Machado de Assis sempre vai ser o melhor escritor que o Brasil já teve. Lamento muito por todos os gringos que jamais poderão ler a obra no seu original, porque mesmo uma tradução impecável não chega aos pés da delícia que é ler suas palavras, ironias e sutilezas da forma como foram concebidas. Sempre que penso que superei esse livro, me deparo com trechos dele e percebo que nunca vai passar. Ontem mesmo eu estava mexendo nuns papéis antigos e encontrei um capítulo de Dom Casmurro que eu havia copiado, o dos olhos de ressaca, e não tem como, sabe? É o melhor do mundo.

07 - Você já pensou em escrever um livro? Se sim, sobre o que seria?

Gostando de ler da forma que gosto, fazendo faculdade de Jornalismo e tendo um blog de quase cinco anos de idade, nem dá pra disfarçar e dizer que nunca pensei em ver algo meu publicado, né? Esse desejo, no entanto, há muito deixou de ser um projeto, uma ambição de verdade, pra ser um sonho, uma aspiração distante. Já contei sobre minha primeira tentativa de incursão no universo literário e já postei aqui dois conti-nhos com os dois personagens mais concretos que consegui criar, a Helena e o Bernardo - e confesso que uma parte de mim queria muito conseguir juntar todos esses fragmentos numa história concisa, mas não sei se tenho a veia do romance em mim. Se eu conseguir escrever um livro-reportagem como trabalho de conclusão de curso da faculdade - e nem precisa ser sob a orientação do Marcelo Coelho e publicado posteriormente pela Cosac Naify, como o da Vanessa Bárbara - já me darei por satisfeita.

6 comentários:

  1. Adorei sua ideia de responder vários juntos, me abriu a mente, porque eu tava querendo entrar nesse meme desde que começou, mas no way postar todo dia e todo o dia sobre o mesmo tema, ainda por cima. Se eu não ia ter saco pra escrever, imagina os meus parcos e amados leitores, hihihi.
    Eu estou louca pra ler esse 'Antes de dormir', e claro que fui adicionar no skoob. Agora quero ler esse que você está lendo agora só pelo nome do último conto que você colocou ali. E sabe que eu tenho uma paixão estranha por Dom Casmurro, porque eu li aos 14, mas não tinha a maturidade literária que você tinha. Resultado: Não entendi, não apreciei, sai falando que era uma bosta e que Bentinho era corno. 2 anos depois minha professora de literatura deu uma aula só sobre Dom Casmurro e eu saí tão, mas tão apaixonada, que falei que minha segunda filha (depois da Clara, claro) se chamaria Capitu. AMO essa poesia dela ter os 'olhos de ressaca', mas nunca reli o livro por medo de não gostar novamente! Prefiro, por enquanto, amar poeticamente, platonicamente, e para sempre.. hihihi, tô poeta.
    Agora vou lá escrever o meu, senão vou começar a responder as perguntas aqui mesmo na sua caixa de comentários.. Beijos! <3

    ResponderExcluir
  2. Amei esse tal de livro amarelo e fiquei morrendo de vontade de ler! Gostei do jeito que vc e a Nalu responderam esse meme e acho que vou lá fazer o meu hahaha Mas é difícil pensar num livro que todos deveriam ler... Mentira, eu vou falar Clube da Luta. Eu sempre falo. HAHAHAHAHAHAHAHA
    Abraços <3

    ResponderExcluir
  3. heeeh Eu tambem adoro essas coisas mas também sou ruim demais de responder, tenho uma preguiça tremenda mas vou fazer o meu... porque ultimamente tem tido de tudo na minha biblioteca, até revistinha da mônica acredita? t++

    ResponderExcluir
  4. Isso, Annoca, faça um livro reportagem sobre um tema que você ame! Quero muito ler. Pode responder esse trequinho com um mês de atraso? Hihi. Quem sabe eu não me atrevo?

    Saudades!
    <3

    ResponderExcluir
  5. Lendo esse meme que eu vi o quanto a minha carga de leitura está vergonhosa!

    ResponderExcluir
  6. Gostei das recomendações, já foram devidamente registradas!
    Estou contigo na número 5. Ano passado, comprei quatro Graphic Novels do Joe Sacco (malditas promoções do Submarino!), confiando nos prêmios que ele recebeu e nas opiniões das pessoas. Até agora, só li metade de um deles (Palestina, acho)... não me decepcionou, mas também não achei tão inovador ou empolgante.
    Tenho vontade de saber um pouco mais sobre HQs, mas nunca comprei nenhuma. Só tenho baixado algumas mais clássicas, tipo Maus, V de Vingança e uma coletânea de Calvin & Hobbes. Também preciso ler Neil Gaiman algum dia, o cara é endeusado como poucos.
    Beijo

    ResponderExcluir